Vacinação contra a gripe em 2018: devo me vacinar?

April 18, 2018

 

A vacinação contra os vírus influenza já começou. Com isso, muitas pessoas estão em dúvida de quem deve tomar a vacina. Por não possuir vacinas suficientes, o Ministério da Saúde deve adotar estratégias preferenciais para determinados públicos.

 

Veja seguir a lista de quem deve ter preferência na hora de fazer a vacinação:

No ano de 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS), realizou a triagem do público-alvo para a tomada das doses; crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde (tanto da rede pública como particular); povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabéticos, obesos, imunossuprimidos e transplantados).

 

A definição para esses públicos que tem prioridade é evitar o agravamento de doenças respiratórias. Inclusive, representantes do Ministério da Saúde declararam que a meta é diminuir a mortalidade, complicações e internações decorrentes do vírus da influenza, na população-alvo da campanha de vacinação.


 

Dúvidas frequentes:


 

Já tomei a vacina, devo tomar novamente?

Sim, já que existe agora a influenza B, conhecida como H3N2, que causou surto nos Estados Unidos, no último inverno, está contido na nova vacina. Além de que as vacinas são atualizadas todos os anos. A Organização Mundial de Saúde faz um levantamento anual para saber quais são os vírus que estão em circulação e, com base nesta informação, as vacinas são produzidas. Então, todos nós devemos ser vacinados.


 

Esse vírus H3N2 já chegou no Brasil?

Até março, foram 57 casos notificados no Ministério da Saúde, com 13 mortes no total. Em Maceió, um caso foi identificado.


 

Existe alguma contraindicação?

Sim. Bebês com menos de seis meses não podem tomar a vacina, além de pessoas alérgicas ao ovo.


 

Onde eu encontro as vacinas?

Nos postos de saúde que realizam a aplicação e em clínicas privadas que são autorizadas a fazerem o procedimento.


 

É importante que, para mais informações, o seu médico seja consultado.­


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square