Doença cardiovascular será o tema para a o 'Dia Mundial Sem Tabaco'

May 27, 2018

 

 

 

No próximo dia 31 de maio, acontecerá o Dia Mundial Sem Tabaco. Com isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o tema “Tabaco e Doença Cardíaca”, como celebração para a data, no objetivo de conscientizar a população para os riscos das doenças provocadas pelo tabagismo.

 

A campanha alerta para a ligação entre as doenças cardiovasculares, incluindo os acidentes vasculares cerebrais (AVC), que juntos são as principais causas de mortalidade do mundo, aproximadamente 17,7 milhões por ano. De acordo com a OMS, 7 milhões de pessoas morrem anualmente por complicações com o uso do cigarro. Deste número, cerca de 900 mil são vítimas de fumo passivo.

 

A campanha tem o slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!”, com o intuito de alertar a população brasileira sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, tendo em vista que este é um dos principais problemas para a causa do infarto, angina e AVC.

 

No ano passado, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) realizou uma pesquisa que mostrou o número de mortes no Brasil, por conta do tabagismo. Cerca de 428 pessoas morrem todos os dias no país, devido uso do cigarro, o que representa 12,6% das mortes anuais do país.

 

Outro dado mostrado na pesquisa foi que 56,9 bilhões de reais são perdidos anualmente em função das despesas médicas e perda de produtividade. Somente ano passado, Aproximadamente 73.500 pessoas foram diagnosticadas com câncer provocado pelo uso do tabaco no Brasil.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square