Menos pessoas estão fumando no mundo, diz Organização Mundial de Saúde


Menos pessoas estão fumando no mundo, principalmente mulheres, é o que diz o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), apresentado no último dia 31 de maio. Cerca de um a cada oito países poderão atingir o objetivo de reduzir o consumo do tabaco até 2025. No ano 2000, 27% população mundial possuía o hábito de fumar. Já no ano de 2016, esse número desceu para 20%.

Anualmente, cerca de três milhões de pessoas morrem em todo o mundo de forma prematura, devido ao consumo do tabaco. As doenças que mais acometem os fumantes são as enfermidades cardiovasculares. De acordo com a OMS, aproximadamente 900 mil pessoas morrem por ano por conta da exposição ao fumo.

Segundo o diretor da OMS, Douglas Bettcher, a redução no consumo do tabaco é positiva nos países considerados mais industrializados. “Como explica o relatório, apenas um em cada oito países poderá atingir o objetivo global para a redução do uso do tabaco […] Um dos maiores obstáculos para que tal seja atingido em países de baixos e médios rendimentos é a resistência da parte da indústria do tabaco, que deseja substituir os clientes que morrem através de um marketing livre e de preços acessíveis aos mais jovens”, explicou.

Parte da Europa Ocidental está aparentemente estacionada. No continente africano, os progressos têm sido lentos. Já no Oriente Médio, o consumo do tabaco tem aumentado.

O caso particular é o da China. Grande parte da população não possui informações precisas sobre o uso do tabaco. “A porcentagem de adultos que não acreditam que fumar pode causar infartes é, por exemplo, na China, de 73%. 61% dos adultos chineses não sabem que fumar aumenta os riscos de ataques cardíacos”, expôs Bettcher.

Objetivo da OMS

No ano de 2005, a OMS definiu um objetivo, que foi ratificado por 180 países, para pedir o fim da publicidade, assim como a possibilidade de que as marcas de cigarro patrocinem eventos ou iniciativas, inclusive, foi pedido o aumento de taxas e impostos sobre o tabaco.

As Américas são os únicos continentes que deverão reduzir o objetivo de 30% no uso do tabaco até 2025. Atualmente, cerca de um bilhão de pessoas são fumantes. Os países que lideram o uso do tabaco é a China, com 307 milhões de fumantes e a Índia, com 106 milhões. O terceiro lugar foi para a Indonésia, com 74 milhões.

*Com EuroNews

#OMS #Fumantes #Mundo

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  2018. Hospital Cliom. Criado por Decolô Comunicação.

R. Dr. Albino Magalhães, 91 - Farol, Maceió/AL, 57050-080 

082 3311-4551

082- 3336-4549