Pacientes recebem auxílio de cães no tratamento de câncer no Hospital Cliom

June 6, 2018

 

 

 

Os cães ultrapassaram as fronteiras de que são apenas os melhores amigos do homem. Hoje em dia, eles também são ferramentas para auxiliar no tratamento de pacientes com câncer. No Hospital Cliom não é diferente, desde 2017, o grupo Unidas Pelo Peito (UPP), formado por mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama ou já trataram a doença recebe, periodicamente o grupo Focinhos Terapeutas, que utiliza os cães para melhorar a qualidade do tratamento oncológico das pacientes.

 

Segundo um artigo publicado na Rede Câncer e exposto no portal do Instituto Nacional do Câncer, a ciência comprova que o contato dos animais com o ser humano, especialmente em pacientes, ajuda liberar os “hormônios do bem”, aumentando a produção de Endorfina – considerada um anestésico natural -, Serotonina – que atua no cérebro regulando o humor, o sono e o apetite, e reduz as taxas de Cortisol, que é relacionado com o estresse.

 

No tratamento do câncer, que compreende a quimioterapia e a radiologia, os pacientes possuem efeitos colaterais desgastantes para o corpo e os animais ajudam desviar o foco da doença, causando um certo alívio ao enfermo.

 

“Eu me sinto muito bem com eles. Você consegue relaxar e esquecer do mundo. Eu acho muito importante, não só para mim, mas para todas as pacientes que participam dos encontros. Os cães parecem entender a sua dor, querem receber e presentear carinho. Até em casa mesmo, foi fundamental para meu tratamento a presença da minha cadelinha”, expôs a paciente Patrícia Brandão.

 

O Grupo Focinhos Terapeutas é um projeto de extensão universitária, que surgiu em 2011, no curso de Educação Física do Centro Universitário CESMAC. Além da parceria com o Hospital Cliom, o Grupo também tem como público o atendimento a crianças portadoras da síndrome do espectro autista, com disfunção neurológica e ortopédica, idosos institucionalizados e um grupo de obesos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags