Exame de sangue poderá detectar câncer de pulmão em estágio inicial da doença

June 13, 2018

O câncer de pulmão, em estágio inicial, poderá ser detectado através da biópsia líquida, que é uma análise feita a partir do exame de sangue. A boa notícia foi divulgada durante um encontro da American Society of Clinical Oncology (Asco) que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos (EUA), na semana passada.

 

A pesquisa foi realizada pelo Dana Farber Cancer Institute, em Boston, nos EUA. O estudo revelou que a identificação do tumor cancerígeno pode ocorrer a partir de um exame de sangue, utilizando fragmentos de DNA do tumor.

 

O estudo teve a participação de mais de 15 mil pessoas de 141 localidades dos países Canadá e Estados Unidos. Segundo os autores da pesquisa, otimizar ainda mais os testes e poder validar os resultados em um grupo maior de pacientes serão os próximos passos.
 

O câncer de pulmão, quando descoberto em seu estágio inicial, aumenta as taxas de sobrevida do paciente. No entanto, a detecção da doença nas fases primárias têm se mostrado cada vez mais desafiadora.

 

“É uma ótima notícia, no entanto, ainda está um pouco fora da realidade aqui de Maceió. Inicialmente, no Brasil, será um exame caro. Dois laboratórios serão montados em São Paulo e ficarão em uma fase de testes para esse tipo de exame. Mas é algo que será mais sólido no futuro, já que as pesquisas e estudos estão tendo um ótimo aproveitamento”, expôs Dr. André Guimarães, oncologista do Hospital Cliom.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square