Saiba como se prevenir do câncer de colo de útero, um dos mais comuns entre mulheres no Brasil

June 16, 2018

 

O câncer de colo de útero é uma doença silenciosa e muito perigosa. Segundo dados médicos, esta doença é a quarta maior causa de morte em mulheres no Brasil. No entanto, ela pode ser prevenida facilmente.

 

Esse tipo de câncer tem o papiloma vírus humano (HPV) como o principal fator para o seu possível aparecimento. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 72% dos brasileiros possuem algum tipo de do vírus HPV, na região genital. No entanto, outra série de coisas podem contribuir para o desenvolvimento da enfermidade, como por exemplo a redução da atividade ou eficiência do sistema imunológico, tabagismo e associação com outras doenças que são sexualmente transmissíveis. Também são considerados fatores para o aumento do risco o início precoce da atividade sexual, ter múltiplos parceiros para a relação sexual e a má higiene da parte íntima.

 

A principal forma de proteção para este tipo de câncer é o uso de preservativos nas relações sexuais, pois o HPV é transmitido através da relação sexual. Também é importante realizar exames preventivos anualmente, como o papanicolau – que é um exame ginecológico que detecta principalmente este tipo de câncer -, além de outras análises como a colposcopia, vulvoscopia e peniscopia. Também é uma forma de prevenir este tipo de enfermidade é a vacina contra o HPV, que geralmente é feita antes do ciclo de vida sexual da mulher.

 

Mas apesar das prevenções para evitar o câncer de colo de útero, é muito importante que toda mulher realize exames periódicos e ter um acompanhamento médico, a fim de possuir os cuidados certos, que podem ajudar na prevenção para diversas doenças.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square