Exercícios intensos e regulares aumentam taxa de sobrevida dos adultos sobreviventes de câncer infantil

June 22, 2018

 

 

Os exercícios mais intensos regulares e o aumento da atividade física durante oito anos melhoraram significativamente o risco de mortalidade entre os adultos sobreviventes de câncer infantil. O estudo foi publicado no JAMA Oncology.

 

Os adultos que desenvolveram o câncer no período da infância, possuem um risco maior de mortalidade e têm uma expectativa, geralmente, de 10 anos menor que a da população em geral. No entanto, exercícios mais intensos e de forma regular têm sido associados à melhora da saúde cardiovascular e redução da mortalidade, mas o fato de modificar ou não o risco em sobreviventes de câncer ainda não foi esclarecido.

 

Para essa análise, os pesquisadores avaliaram os resultados de 15.450 sobreviventes de câncer, com diagnóstico antes do 21 anos de idade. A idade média dos pacientes do estudo foi de 25,9 anos e a média de acompanhamento foi de 9,6 anos.

 

Após 15 anos, os resultados mostraram que a incidência cumulativa de mortalidade por todas as causas melhorou com o aumento do exercício físico.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags