Existe prevenção para o câncer ósseo? Médico oncologista explica

July 10, 2018

 

 

 

 

Muitas pessoas, especialmente, aquelas que possuem falta de cálcio no ossos se perguntam como se prevenir do câncer nos ossos. De fato, não existe um câncer ósseo, mas certas complicações na saúde do paciente oncológico podem levar ao surgimento desta enfermidade.

 

Segundo o oncologista clínico do Cliom, Dr. André Guimarães, existem dois tipos de “câncer ósseo”, falando popularmente. Sendo estes, o mieloma múltiplo – células plasmáticas cancerígenas que enfraquecem os ossos -, e o osteo sarcoma – um tipo de câncer que começa nas células formadoras de ossos.

 

Ainda segundo o médico, os eventos ósseos mais comuns neste quesito são associados às metástases ósseas, que podem ser prevenidas com o uso do Ácido Zoledrônico e do Denosumab, que são medicamentos prescritos pelo médico, a fim de evitar maiores complicações nos ossos de pacientes com câncer.

 

“O correto para prevenir o desenvolvimento dessas doenças é fazer exames periódicos e os tratamentos corretos de tumores para que não passe para os ossos”, expôs Dr. André.

 

De acordo com especialistas em nutrição, seguir uma dieta saudável também é fundamental para saúde de qualquer pessoa. Para evitar problemas nos ossos, é importante ingerir um volume suficiente de alimentos com cálcio e proteínas, além das frutas e verduras para equilibrar a maior necessidade de proteína. Manter os níveis de vitamina D no sangue, também é muito bom para a saúde óssea.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square