Filhos de mães alimentadas com dieta pobre em proteínas durante a gestação, podem desenvolver o câncer de próstata na velhice, afirma estudo

August 7, 2018

 

Um estudo realizado pelo Instituto de Biociências (IBB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu revelou que filhos de mães alimentadas com uma dieta pobre em proteínas durante o período de gestação e lactação correm riscos consideravelmente maiores de desenvolver o câncer de próstata ao envelhecer.

 

Os pesquisadores observaram que em estudos anteriores, a exposição intrauterina à dieta com baixa quantidade de proteínas prejudica o desenvolvimento prostático da criança. Agora, o IBB comprovou que esse efeito registrado no pós-natal aumenta a incidência de doenças prostáticas, quando estas crianças envelhecerem.

 

A pesquisa foi feita com a utilização de ratos e fêmeas prenhes foram incluídas em três grupos. O primeiro grupo, as fêmeas foram alimentadas durante a gestação com 17% de proteína. Após os filhotes completarem 540 dias de vida, quando considerados ratos velhos, nenhum apresentou problemas prostáticos.

 

No grupo dois, as fêmeas recebiam apenas 6% de proteína por ração. Quando a prole completou 540 dias de vida, 33% dos machos apresentaram câncer de próstata.

 

Já o terceiro grupo, que teve uma dieta restrita em proteínas, 50% dos machos apresentaram câncer na próstata.

 

“Fizemos a análise histopatológica nas glândulas desses animais e, em todos os grupos, encontramos alterações pré-neoplásicas que podem interferir na função glandular, como hiperplasia, atrofia epitelial e neoplasia interepitelial – esta última com potencial para se tornar um carcinoma, segundo dados da literatura científica. Mas somente nos animais expostos à dieta hipoproteica na vida intrauterina observamos o desenvolvimento do câncer propriamente dito”, expôs Luiz Antônio Justulin, que foi o coordenador do estudo, em entrevista à imprensa.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square