Entenda como o brócolis, repolho e couve ajudam impedir o surgimento de câncer

August 23, 2018

 

O brócolis, o repolho e a couve são famosos por promoverem uma boa digestão para todos que consomem esse trio. Mas um instituto de Londres realizou um estudo e obteve mais certeza da eficácia desses alimentos, inclusive, para evitar o câncer.

 

De acordo com a equipe do Francis Crick Institute, centro de pesquisa biomédica, substâncias químicas anticancerígenas são produzidas quando legumes e verduras desta categoria são digeridos.

 

Um dos principais elementos que foram investigados durante a pesquisa, foi uma substância chamada Idol-3-Carbinol (I3C), produzida a partir da mastigação desses alimentos. Segundo os pesquisadores, a substância é modificada pelo ácido gástrico à medida que continua seu caminho pelo sistema digestivo. E na parte inferior do intestino, essa substância pode regenerar o revestimento intestinal.

 

O estudo mostrou ainda que dietas ricas em Indol-3-Carbinol protegiam ratos de desenvolver o câncer, mesmo aqueles que possuíam um alto risco de desenvolvimento da enfermidade.

 

Para a nutricionista do Cliom, Alzira Dias, é importante acrescentar à dieta os citados vegetais para agregar qualidade à nutrição não só para evitar o câncer, mas também para os que já estão em processo quimioterápico.

 

“São boas fontes de compostos fito-químico potencialmente protetores, incluindo uma série de outros compostos benéficos. Estes os fenóis, carotenoide, selênio, vitaminas e também um alto teor de “glicosinolatos”, os quais tem um elevado potencial anticarcinogênico e antioxidante”, informou Alzira.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga