Cerca de meia hora de atividade física por dia pode prevenir o câncer, diz pesquisa

August 30, 2018

 

 Todo mundo já foi no médico e ele falou o quanto o exercício físico é importante. Muitas vezes, os profissionais da saúde são ignorados com este conselho. Mas o que muita gente não sabe é que pelo menos 30 minutos de atividade física diária, cinco dias por semana, por prevenir o câncer.

 

Esse resultado, se deu após uma pesquisa feita por um grupo de cientistas da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com Cambridge (Reino Unido), Queensland (Austrália), a Universidade Federal de Pelotas e Havard.

 

Para os pesquisadores, se a atividade física fosse feita no nível que provavelmente o ser humano tinha quando vivia em sociedades da idade da pedra, com cerca de cinco horas de exercício diário, o potencial de prevenção seria de 10 mil casos de câncer.

 

A ideia da pesquisa fui cruzar o conhecimento de outras pesquisas, que mostram os benefícios da atividade física à saúde. O dado sobre a atividade física foi levantado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2013. Segundo o trabalho, cerca de metade da população do Brasil (47,6%) não atinge nem sequer os 150 minutos semanais de exercícios recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre as mulheres, a situação é ainda pior (50,7%) que entre os homens (44,2%).

 

Já os dados de câncer foram extraídos da OMS e do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil e em todo o mundo. Só em nosso país, este tipo de câncer corresponde 28% dos casos novos a cada ano. Para 2018, é estimado o surgimento de 60 mil registros. Para o câncer de cólon, a estimativa é de 36 mil novos casos.

 

Em outros dados, é possível observar que 12% do câncer de mama pós-menopausa e 19% dos de câncer de cólon são atribuíveis à falta de atividade física no Brasil. Ou seja, com os 150 minutos de recomendação de exercício semanal, seria possível prevenir 1,3% dos registros de câncer de mama e 6% dos registros dos de cólon. Quanto mais atividade física, os casos vão diminuindo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

</