Cerca de meia hora de atividade física por dia pode prevenir o câncer, diz pesquisa


Todo mundo já foi no médico e ele falou o quanto o exercício físico é importante. Muitas vezes, os profissionais da saúde são ignorados com este conselho. Mas o que muita gente não sabe é que pelo menos 30 minutos de atividade física diária, cinco dias por semana, por prevenir o câncer.

Esse resultado, se deu após uma pesquisa feita por um grupo de cientistas da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com Cambridge (Reino Unido), Queensland (Austrália), a Universidade Federal de Pelotas e Havard.

Para os pesquisadores, se a atividade física fosse feita no nível que provavelmente o ser humano tinha quando vivia em sociedades da idade da pedra, com cerca de cinco horas de exercício diário, o potencial de prevenção seria de 10 mil casos de câncer.

A ideia da pesquisa fui cruzar o conhecimento de outras pesquisas, que mostram os benefícios da atividade física à saúde. O dado sobre a atividade física foi levantado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2013. Segundo o trabalho, cerca de metade da população do Brasil (47,6%) não atinge nem sequer os 150 minutos semanais de exercícios recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre as mulheres, a situação é ainda pior (50,7%) que entre os homens (44,2%).

Já os dados de câncer foram extraídos da OMS e do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil e em todo o mundo. Só em nosso país, este tipo de câncer corresponde 28% dos casos novos a cada ano. Para 2018, é estimado o surgimento de 60 mil registros. Para o câncer de cólon, a estimativa é de 36 mil novos casos.

Em outros dados, é possível observar que 12% do câncer de mama pós-menopausa e 19% dos de câncer de cólon são atribuíveis à falta de atividade física no Brasil. Ou seja, com os 150 minutos de recomendação de exercício semanal, seria possível prevenir 1,3% dos registros de câncer de mama e 6% dos registros dos de cólon. Quanto mais atividade física, os casos vão diminuindo.

#AtividadeFísica #PreveniroCâncer #HospitalCliom #USP #Havard #CasosdeCâncer #ExercícioFísico #Saúde

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  2018. Hospital Cliom. Criado por Decolô Comunicação.

R. Dr. Albino Magalhães, 91 - Farol, Maceió/AL, 57050-080 

082 3311-4551

082- 3336-4549