Setembro Verde: saiba o que é o câncer no reto, quais os sintomas, tratamentos e a sua prevenção

September 11, 2018

 

Setembro também é o mês de prevenção do câncer colorretal, mais conhecido como ‘Setembro Verde’. Muitas pessoas já ouviram falar do câncer no reto, mas nunca souberam de fato do que se trata. Este tipo de câncer acomete o intestino grosso e a porção final do trato digestivo, que no caso, é o reto. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam a ocorrência de mais de 36 mil casos até o fim de 2018, sendo o terceiro mais frequente em homens e o segundo em mulheres.

 

Segundo o Dr. Camilo Barros, proctologista do Cliom, este câncer é proveniente de pequenas lesões. São as chamadas pólipos, que surgem na mucosa do intestino. Para o rastreio deste tipo de tumor, é necessário fazer uma colonoscopia.

 

“Esse exame é o preventivo para esta neoplasia. Trata-se de um exame endoscópico, realizado sob sedação, que dentre os métodos de vigilância se diferencia pela capacidade não somente de diagnosticar precocemente as lesões malignas, como também de prevenir sua ocorrência, pois permite a ressecção de lesões precursoras no mesmo momento do exame evitando sua degeneração maligna”, explicou Dr. Camilo.

 

Ainda segundo o médico, é necessário a realização do rastreio da doença por homens com mais de 45 anos ou até antes, em determinadas situações. Caso descoberto precocemente, as chances de cura aumentam. “Ainda é a causa de muitas mortes por esta enfermidade no Brasil, segundo o INCA, devido a desinformação e diagnóstico tardio”, expôs.

 

Dr. Camilo explicou ainda que o tratamento depende de uma avaliação especializada, com integração de especialistas, numa abordagem que pode compor cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “A prevenção ainda é a melhor alternativa para diminuir a mortalidade pela doença. Avaliação com os especialistas é o passo principal”, completou.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags