Cliom homenageia Guerreiros de Alagoas em campanha do Novembro Azul

November 7, 2018

 

 

O Hospital Cliom escolheu um dos símbolos da cultura alagoana para propagar a conscientização sobre o Câncer de Próstata durante o mês temático de novembro. A campanha, nomeada de "Cliom Azul 2018", ganhou mais cores além dos diferentes tons azulados. A arte, produzida pelo artista Pablo Rios, une o conceito de força, prevenção e cultura.  

 

Para representar os homens vencedores da doença e também os que serão conscientizados durante o mês de ações, a escolha se deu inspirada no nome dado ao folguedo do estado: Guerreiro.

 

 

Keyla Casteliano, administradora do Cliom e coordenadora da campanha, explicou a relação entre a importância de propagar a prevenção e utilização da cultura  local: "Existe ainda um certo preconceito em relação ao Novembro Azul. É como se fato do homem se prevenir, o tornasse menos másculo. O Guerreiro vem dessa imagem de homem forte. O Mestre, por exemplo, possui espada, usa pedaços de espelho, miçangas e fitas que ornamentam as esculturas de igrejas ou catedrais, confeccionadas nos chapéus para entoar seu canto. Tudo isso é uma mistura de força e delicadeza. Achamos que seria interessante fazer essa junção."

 

O Câncer de Próstata é uma doença que só acontece em pessoas do sexo masculino. É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O exame mais comum e ainda um dos mais eficazes é o toque retal, que acaba assustando muitos homens que deixam de se prevenir por preconceitos com a forma.

 

Guerreiro é um grupo de dançadores e cantadores semelhante ao reisado, mas com maior número de figurantes e episódios, maior riqueza nos trajes e enfeites e maior beleza nas músicas. É um folguedo natalino surgido em Alagoas entre os anos de 1927 e 1929, sendo o resultado da fusão de reisados alagoanos, da chegança, dos pastoris e do auto das caboclinhas.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags