Nutricionista do Hospital Cliom explica cuidados com alimentação durante as ceias de Natal

December 14, 2018

 

 

 

As ceias de natal trazem sempre uma variedade muito grande de pratos e bebidas. Por isso, a nutricionista do Hospital Cliom, Alzira Dias, explicou um pouco sobre alguns dos ingredientes que geralmente compõe as receitas e alertou sobre os exageros. Confira alguns dos alimentos mais comuns e que foram abordados:  

AVES

 

 


"As aves já fazem parte das ceia naturalmente e não vejo restrições com elas. Isso porque as preparações são coerentes. Geralmente vão ao forno ou são grelhadas, evitando o uso de gorduras. E, claro, é uma ótima fonte de proteína. Por isso, são muito bem vindas dentro do contexto nutricional." 

 

 

 

 

 


OS DIFERENTES TIPOS DE ARROZ
 

 

"O arroz no natal une uma maior quantidade de nutrientes em relação ao arroz do cotidiano, pois sempre é preparado junto com outros ingredientes. Esses adicionais quase sempre são nutritivos, como o milho verde, ervilha, cenoura, azeitonas, as passas e até fontes de proteínas, como os queijos brancos ou mussarela. É interessante frisar que se puder substituir os enlatados por ingredientes frescos e da época, a refeição se torna mais saudável." 
 

 

UVAS PASSAS

 

 

"São bem comuns nessa época. Elas contém alguns antioxidantes, como antocianinas e resveratrol. Também auxiliam os pacientes em tratamento por conta desses componentes. Mas, em contrapartida, tem um aporte energético alto. Em cada 100 gramas são 299 calorias e, por isso, precisam ter um consumo moderado." 

 

 

 


BEBIDAS ALCOÓLICAS 
 

 

"Pra quem está em tratamento, eu não recomendo. Mas podem ser substituídas por bebidas zero álcool e sucos integrais. Já pra quem não está em tratamento, uma boa 

opção são os vinhos tintos. Mas sempre com moderação."

 

 

SOBREMESAS
 

"Acho interessante os sorvetes, por ser prática e por poder ser aliado aos ingredientes nutritivos sem muitas dificuldades, como um mix de oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) e de algumas frutas. Já as outras opções de sobremesa é recomendado moderar na quantidade de consumo, devido ao teor de açúcar e da forma como são preparadas. Quanto mais industrializado, menos exagero." 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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