#DicadaNutri: Alimentação saudável como prevenção de doenças

July 15, 2019

 

Ter hábitos alimentares saudáveis previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Quando se fala em alimentação saudável, devemos pontuar três princípios: variedade, equilíbrio e moderação, ou seja, é de suma importância comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos alimentares.

 

A alimentação deve ser composta de proteínas, carboidratos, lipídios, fibras, vitaminas e minerais. Vale salientar que as necessidades nutricionais se modificam ao longo da vida, de acordo com o estilo de vida e a idade.

 

É importante fazer uma reeducação alimentar, trocar os maus por bons hábitos alimentares. Muitos componentes da nossa alimentação diária estão associados ao desenvolvimento de doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, câncer, entre outras. Por isso, devemos aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes e diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados, que são ricos em gorduras, açucares e sódio.

 

Os benefícios da alimentação saudável sobre a prevenção de doenças estão relacionados com a combinação de nutrientes encontrados nos alimentos, mais do que de nutrientes isolados, devemos considerar a forma de preparo e como são consumidos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square