Artrite e Artrose: doenças reumáticas estão na lista de principais causas de afastamento do trabalho no Brasil

 

A artrose e a artrite reumatóide são doenças reumáticas que acometem as articulações e ambas causam dor e edema articular. Essas doenças estão na lista dos principais motivos de afastamento de trabalho no Brasil. Além disso, estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros são afetados pela doença.

Segundo a Reumatologista do Cliom, Janaína Rozendo, a artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica, de causa desconhecida, que envolve principalmente mãos e punhos, acarretando no aparecimento de deformidade articular e incapacidade. "Essa doença acomete cerca de 1% da população adulta, afetando as mulheres duas a três vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade", explica.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da artrite são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo. A especialista explica que a inflamação articular é acompanhada de rigidez matinal, fadiga e com a evolução da doença, há destruição da cartilagem articular que leva a deformidade articular não reversível que incapacita os pacientes para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional.

"É raro encontrar o comprometimento da coluna lombar e dorsal, e a coluna cervical é frequentemente envolvida. Apesar de ser uma doença articular, trata-se de uma doença inflamatória sistêmica. Este acometimento sistêmico é visto em 10 a 20 % dos pacientes, com envolvimento de pele, músculos, rins, coração, pulmão, sistema nervoso, olhos e sangue podem apresentar alterações", esclareceu.

Artrose

A osteoartrose é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos popularmente como "bicos de papagaio". A reumatologista explica que das doenças agrupadas sob a designação de reumatismos, a osteoartrite é a mais frequente.

"Acomete 20% da população mundial, e é a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil. Sua incidência é pouco comum antes de 40 anos e mais freqüente após os 60 anos. É Importante lembrar que praticamente todas as pessoas apresentam sinais radiográficos de osteoartrose a partir de 65 anos de idade , mas a dor e incapacidade funcional estarão presentes em apenas 10 % dos pacientes", pontua.

Ela também explica que a dor pode ser acompanhada de rigidez na articulação acometida e conta que geralmente ocorre ao iniciar movimentos e esforços. Em estágios mais avançados pode ocorrer também durante o repouso. "Acompanhando a dor, o prejuízo funcional é progressivo, podendo gerar incapacidade até para cuidados pessoais", salienta.

Tratamento

Conforme a médica, o tratamento de ambas patologias tem como alvo melhorar a dor, manter a função articular e prevenir incapacidade, que é irreversível. Desta forma, permite assim a preservação das atividades da vida diária e ganho de qualidade de vida. "O melhor tratamento requer diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação", afirma. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags