Saiba como prevenir o câncer intestinal


Desconforto abdominal, dor em cólica, perda de peso, sangramento e muco evacuatório, fraqueza, indisposição e anemia são alguns dos sintomas do câncer intestinal. Porém, muitas vezes eles são assintomáticos, dificultando o diagnóstico da doença. Para o proctologista do Hospital Cliom, Camilo Câmara, a doença pode ser prevenida com alguns hábitos.


"Acredita-se que uma dieta balanceada, rica em fibras, pode contribuir para a prevenção, junto a realização de atividade física e parada do tabagismo", explica o médico, destacando que alimentos como carne vermelha , carne processada ou submetida a algum tipo de método de conservação como salgamento, o tabagismo , a obesidade e o sedentarismo , são fatores de risco da doença.


Ele pontua que a prevenção ativa pode ser alcançada com a realização do exame de colonoscopia após os 45 anos de idade. "Por meio desse método é possível diagnosticar e retirar as lesões pré-malignas ou fazer o diagnóstico precoce dos tumores, aumentando a chance de cura do paciente", afirma.

O câncer de intestino, na maioria das vezes, é esporádico e acomete pessoas a partir dos 60 anos de idade e, quando ocorre antes, pode estar relacionado a fatores genéticos, de acordo com o especialista.


Sobre o tratamento, o proctologista explica que é essencialmente cirúrgico quando o câncer já está em fase invasiva. "Em alguns casos, também pode demandar o uso da quimioterapia e radioterapia", explica.

#CâncerIntestinal #Intestino #Câncer #Oncologia #OncologistaemMaceió

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  2018. Hospital Cliom. Criado por Decolô Comunicação.

R. Dr. Albino Magalhães, 91 - Farol, Maceió/AL, 57050-080 

082 3311-4551

082- 3336-4549