"Câncer sem Tabu" é temática do Hospital Cliom para campanha do Outubro Rosa

September 30, 2019

 

A campanha Outubro Rosa visa conscientizar a população o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama, que é o mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo após o câncer de pele não melanoma. Neste ano, o Hospital Cliom, que é referência no atendimento humanizado de pacientes com câncer em Alagoas, abordará o tema "Câncer Sem Tabu" durante o Outubro Rosa.

 

Através de ações, o hospital irá desmistificar os estigmas culturais sobre a doença. Como explica a psicóloga hospitalar Larisse Cavalcante, não é raro estumar que a palavra "câncer" está associada a sentença de morte ou adjetivos pejorativos em diferentes contextos.

 

"Tais concepções podem interferir nos sentidos produzidos em relação a doença e, consequentemente, nas estratégias de enfrentamento do indivíduo e seus familiares no momento de recebimento do diagnóstico, durante e após o tratamento", pontua a psicóloga.

 

A especialista afirma que é necessário o desenvolvimento de ações que busquem ampliar o diálogo sobre a temática, com o objetivo de desmistificar tabus e estimular a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce da doença. "A proposta é fomentar o diálogo, permitir que as pessoas tenham espaço para tirar dúvidas e esclarecer informações sobre a doença e algumas questões que afetam a vida das pessoas envolvidas", pontua.

 

Ações

 

Tradicionalmente, o Cliom realiza um evento de abertura da campanha Outubro Rosa, no primeiro dia do mês. Neste ano, o lançamento da campanha contará com bazar realizado pelas participantes do Grupo UPP do Cliom (Unidas Pelo Peito), apresentações artísticas, conversas e plantão de dúvidas com a equipe multidisciplinar. Por fim, balões em cor de rosa serão lançados no ar, oficializando o início desta importante campanha.

 

Já no dia 14, a ação será realizada no Maceió Shopping, com plantão de dúvidas, atendimentos com a equipe de enfermagem, exposição fotográfica e bate-papos entre especialistas e pacientes.

 

No dia 23, em parceria com a Prefeitura de Maceió, a ação será realizada no Centro de Maceió, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e plantão de dúvidas.

 

Além disso, ao longo do mês, o Grupo UPP irá distribuir as almofadas do coração para pacientes oncológicas em hospitais públicos. As almofadas auxiliam as pacientes no processo de recuperação após a mastectomia.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square