Farmacêutica do Cliom explica irregularidade em Ranitidida e reforça a necessidade de consultar especialista antes de suspender medicação

January 22, 2020

 

Após detectar uma substância chamada “N- nitrosodimetilamina (NDMA)”, entre os componentes do cloridrato de ranitidina, medicação utilizada no tratamento de úlceras gástricas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), suspendeu a importação em caráter cautelar e preventivo da medicação fabricada por um laboratório indiano, como também, o uso e comercialização pelas indústrias farmacêuticas. 

 

De acordo com Ana Carolina Santana, Farmacêutica Oncológica do Hospital Cliom, a agência responsável pela regulação de medicamentos dos Estados Unidos (FDA), identificou níveis baixos de impurezas em medicamentos, mas ainda não há uma definição real do risco desses medicamentos. “Quantidade um pouco menor de NDMA pode ser encontrada em alimentos comuns e até na água, mas não é esperado que cause danos quando ingerida em níveis muito baixos”, explica a farmacêutica. 

 

No Brasil, seis indústrias farmacêuticas (Medley, Aché, EMS, Legrand, Nova Química e Germed) realizaram um recall voluntário de caráter preventivo de 225 lotes de medicamentos de ranitidina de 150mg e 300mg em comprimido. 

 

De acordo com a ANVISA, ainda não há recomendação de suspensão do medicamento por parte dos pacientes e não existe risco imediato à saúde. “As nitrosaminas só produzem efeito maléfico no organismo quando ingeridas por mais de cinco anos. “É necessário que o paciente não modifique nem interrompa seu tratamento sem antes entrar em contato com o médico assistente. É indicado também que nenhum paciente faça automedicação”, coloca Ana Carolina, acrescentando que existem outras alternativas à medicação. 

 

“Os pacientes que tiverem alguma dúvida sobre o tratamento atual podem falar com o seu médico ou farmacêutico, mas existem vários outros medicamentos utilizados para as mesmas indicações que podem ser usados como alternativas terapêuticas”, pontua.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square