Câncer e Coronavírus: Saiba quais são os cuidados necessários que pacientes oncológicos devem ter



Surgindo em dezembro de 2019 em Wuhan, na China, a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, foi identificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a expansão recente da doença no Brasil, e com um caso confirmado em Alagoas, pacientes oncológicos necessitam de ainda mais cuidados para se proteger da doença. De acordo com o Cirurgião-Oncológico do Hospital Cliom, Diego Nunes, os pacientes que fazem tratamento contra o câncer estão inseridos no grupo de risco.


"Qualquer paciente com doença crônica, grave e/ou que debilite o sistema imunológico deve ser considerado como paciente de grupo de risco, uma vez que a sobreposição do Coronavírus com a doença crônica pode gerar um quadro mais grave que o comum", explica o especialista.


Os pacientes oncológicos devem continuar o tratamento para manter a doença em controle, segundo Diego Nunes. No entanto, é necessário que o cuidado seja redobrado para evitar a contaminação. "A principal medida é evitar aglomerações, locais públicos e de grande circulação de pessoas. É importante também evitar abraços, beijos, apertos de mão e contatos físicos com qualquer pessoa. Conversas apenas com 1 ou 2 metros de distância da outra pessoa e, claro, higienizar sempre as mãos e usar máscara se estiver em ambiente fechado", pontua.


Já quem apresentar sintomas do Coronarvírus, deve se manter isolado em casa e procurar uma unidade de saúde apenas se apresentar sintomas de gravidade. Febre, tosse e dificuldade de respirar fazem parte dos sintomas, podendo surgir em alguns pacientes dores, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Os sintomas, geralmente, são leves e evoluem gradualmente.


Ainda de acordo com o especialista do Cliom, os pacientes oncológicos não podem fazer uso de anti-inflamatórios e corticoides.



#Câncer #Coronavírus #PacienteOncológico #HospitalCliomMaceió

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  2018. Hospital Cliom. Criado por Decolô Comunicação.

R. Dr. Albino Magalhães, 91 - Farol, Maceió/AL, 57050-080 

082 3311-4551

082- 3336-4549