Brasil terá mais de 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade até 2025. Como prevenir?

April 30, 2018

 

Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) concluiu, na semana passada, que o Brasil terá mais de 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade e sobrepeso até 2025. Com isso, a nutricionista Alzira Dias, do Hospital Cliom deu dicas de como controlar o peso e prevenir a obesidade futura.

 

Estima-se atualmente que o Brasil possua 15 mil casos de câncer por ano atribuíveis ao sobrepeso. “É fato que um paciente obeso é um paciente inflamado, associado com o câncer, esse processo inflamatório se potencializa”, informou Alzira.

 

De acordo com a nutricionista, a obesidade na população mundial tem sido apontada como um dos fatores de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Cerca de 5% da incidência de câncer na Europa poderia ser evitado com um índice de massa corporal , o tão falado IMC, de no máximo 25kg/m2. Valores esses são um alerta para a população brasileira, que tem uma estimativa de sobrepeso e obesidade de 32% e 8%.

 

O que promove a obesidade?

 

Alimentos e preparações com alta densidade energética e déficit de atividade física.

 

O que previne?


Consumo de frutas, hortaliças, sucos, fibras, associado com atividade física! Usar os carboidratos e gorduras de boa qualidade, moderadamente.

 

“Para o paciente oncológico obeso, eu recomendo que não tenha grandes restrições por causa das reações do tratamento. A ingestão das frutas, fibras, hortaliças é de grande valia, porque vai conferir melhor imunidade. Os carboidratos também devem ser ingeridos, no entanto, os de baixo ou médio índice glicêmico. Já as gorduras, eu recomendo sempre as gorduras benéficos para o melhoramento dessa inflamação, como o ômega 3 e o ômega 6”, completou Alzira.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags