Campanha Março Azul do Cliom alerta sobre importância do rastreio do câncer colorretal


O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, é o segundo tipo de tumor mais frequente em homens e mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), referente a 2020. Para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, através de exames como a colonoscopia, o Hospital Cliom aborda a campanha Março Azul, com o slogan: “Não deixe para os 45 do segundo tempo. Colonoscopia a partir dos 45 anos”.


Segundo o proctologista Camilo Câmara, o câncer colorretal, assim como a maioria dos tumores, não apresenta sintomas na fase inicial.


“Para quem tem risco médio, ou seja, homens e mulheres sem histórico da doença na família e com mais de 45 anos, pode-se realizar o exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes. No entanto, o ideal é a colonoscopia, exame em que se pode obter diagnóstico e efetuar condutas terapêuticas pela retirada de pólipos que são as lesões precursoras do câncer intestinal. Uma vez obtido o exame normal, a rotina em geral para repetição do exame gira em torno de 8-10 anos", explica.


Ainda segundo o médico, pessoas em bom estado geral de saúde e expectativa de vida de mais de 10 anos devem manter o rastreamento do câncer colorretal regularmente até os 75 anos de idade.


Sendo uma doença silenciosa, o câncer colorretal apresenta sintomas apenas em casos mais avançados, sendo eles: presença de sangue nas evacuações, com ou sem muco; sintomas irritativos, como alteração do hábito intestinal que causa diarreia crônica e necessidade urgente de, com pouco volume fecal; sintomas obstrutivos, como afilamento das fezes, sensação de esvaziamento incompleto, constipação persistente de início recente, cólicas abdominais frequentes associadas a inchaço abdominal; sintomas inespecíficos, como fadiga, perda de peso e anemia crônica.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  2018. Hospital Cliom. Criado por Decolô Comunicação.

R. Dr. Albino Magalhães, 91 - Farol, Maceió/AL, 57050-080 

082 3311-4551

082- 3336-4549