Grupo UPP realiza ação para pacientes oncológicos do Hospital Universitário

 

O grupo Unidas Pelo Peito (UPP) do Hospital Cliom realizou, nesta terça-feira (14), uma ação de Dia das Mães no Hospital Universitário (HU), em parceria com o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). Foram realizadas atividades de integração e promoção da saúde com atividades, conversa e a entrega das almofadas do coração, que são confeccionadas pelas participantes do grupo UPP e proporcionam benefícios para as pacientes mastectomizadas.


De acordo com a psicóloga do Hospital Cliom, Larisse Cavalcante, a ação tem o objetivo de promover entre as pacientes a troca de experiência, interação social, criação de vínculos e compartilhamento de afetos, assim como ampliar o diálogo entre os serviços de saúde.

 

 "O intuito é realizar atividades de promoção da saúde que estimulem a (re)significação e o fortalecimento de estratégias de enfrentamento durante e após o processo de tratamento oncológico", explicou a psicóloga.


O grupo UPP foi formado no Hospital Cliom há mais de 18 anos e é composto por pacientes mastectomizadas, que já passaram ou estão passando pelo tratamento do Câncer de Mama. A iniciativa tem o intuito de proporcionar apoio psicológico ao paciente no momento da descoberta da doença e durante o processo.


As ações são realizadas no hospital através de palestras, cursos, oficinas de artesanato e arteterapia. Os pacientes podem relatar suas histórias e reflexões durante as reuniões, que também conta com a presença de alguns familiares. 


Projeto Almofada do Coração 


As almofadas em formato de coração foram descobertas nos Estados Unidos e divulgado por Janet Kramer Mai, especialista em Câncer de Mama. O projeto foi levado para a DInamarca por uma enfermeira e a ideia se espalhou pela Europa. Hoje em dia, as almofadas são utilizadas por milhares de pacientes.


Seu formato foi desenhado para facilitar o descanso do braço após o processo cirúrgico e alivia a dor da incisão cirúrgica, reduzir o inchaço linfático provocado pela cirurgia, diminuir a tensão nos ombros e ser usada debaixo do cinto de segurança para proteger contra

eventuais golpes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags