Oncologista tira dúvidas sobre vacina contra Covid-19 em pacientes com câncer

Por: Ana Clara Mendes | Ascom Hospital Cliom

Com base nas informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), o Oncologista do Hospital Cliom, José Ademir Bezerra, tirou dúvidas acerca da eficácia da vacina contra a Covid-19 em pacientes oncológicos. Segundo o especialista, a vacina é recomendada para o paciente com câncer, que integra o grupo de risco para o novo Coronavírus.


“Os estudos mostraram maior gravidade de infecção por Covid-19 em pacientes oncológicos, com um alto índice de mortalidade. O câncer, no entanto, é um risco a mais para os casos de Covid-19. Além disso, para esse grupo, o vírus pode ter desdobramentos também no cuidado oncológico, acarretando atrasos nos exames diagnósticos, triagem e tratamentos”, explicou o médico.


Ainda de acordo com o guia do SBOC, o Oncologista do Hospital Cliom pontua que as vacinas contra Covid-19 são seguras para o paciente oncológico, constando evidências suficientes para reforçar a indicação e a segurança das vacinas em geral. “Exceto as vacinas com o vírus vivo atenuado ou com vetor de replicação-competente são contra-indicadas. As vacinas contra Covid-19, produzidas com tecnologia diferente, com o vírus morto, não causa riscos ao paciente”, coloca. Os estudos também acreditam que a eficácia da vacina para os pacientes com câncer seja similar à população geral.


O tratamento oncológico, no entanto, pode interferir e alterar a eficácia da vacina nesses pacientes. “O tratamento quimioterápico reduz a imunidade do paciente, podendo alterar a resposta imunológica protetora do paciente à vacinação. Ainda é necessário que tenhamos mais dados para entender a resposta da vacina nesses pacientes”, explica o especialista.


Previsão de vacinação


Em Alagoas, no entanto, ainda não há data de vacinação prevista para esse grupo. De acordo com o Plano de Imunização, pacientes com câncer estão na Fase 3, em portadores de comorbidades. Atualmente, o estado se encontra na Fase 1 de imunização, fazendo parte dessa fase os profissionais de saúde pública, idosos a partir de 75 anos, idosos institucionalizados e indígenas (aldeados).

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  2018. Hospital Cliom. Criado por Decolô Comunicação.

R. Dr. Albino Magalhães, 91 - Farol, Maceió/AL, 57050-080 

082 3311-4551

082- 3336-4549